Onde vai a vírgula no portanto?
Como usar vírgula no portanto
A palavra "portanto" deve vir, obrigatoriamente, entre vírgulas, pois, quer numa perspectiva, quer noutra, essa conjunção coordenativa conclusiva, que alguns gramáticos consideram com um valor adverbial e não de conector, acrescenta uma informação diferente, e fundamental, à simples adição.
Tem vírgula depois de portanto
Conjunções iniciais
Observe a vírgula depois de “portanto”: A guerra acabou.
Onde se põe a vírgula
A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade. A vírgula é um sinal de pontuação muito usado na escrita, sendo responsável por indicar pequenas pausas e por separar e conectar alguns termos no enunciado.
O que fica entre vírgulas
Palavras e expressões entre vírgulasexplicativas: quando retomam o que foi dito anteriormente, apresentando-o de outra maneira.continuativas: quando provocam a continuação do enunciado, acrescentando-lhe nova informação.corretivas: quando se prestam a alterar o que havia sido dito anteriormente.
Como usar portanto exemplos
O que é Portanto:
Exemplo: “Estudei bastante, portanto acho que vou conseguir boas notas”. Quando utilizada no início de uma oração, atribui ao texto a ideia de conclusão de um pensamento apresentado na oração anterior.
Tem ponto antes de portanto
Explicação – Erro de pontuação: quando no início da oração, a conjunção conclusiva “portanto” pede vírgula antes, nunca depois de si: O aluno é inteligente, disciplinado e estudioso, portanto conseguiu aprovação no último vestibular.
Como usar O portanto
O que é Portanto:
Neste caso, “portanto” é classificado como uma conjunção conclusiva, usado para exprimir a conclusão de um pensamento dentro de uma oração. Exemplo: “Estudei bastante, portanto acho que vou conseguir boas notas”.
Pode usar vírgula antes do não
Constata-se que nos exemplos acima, as expressões “sim” e “não” introduzem uma informação contrária ao que foi dito anteriormente. Por isso, o sinal gráfico deve ser empregado antes do advérbio, não sendo necessário isolar as vírgulas.
Quando se usa a palavra portanto
O que é Portanto:
Neste caso, “portanto” é classificado como uma conjunção conclusiva, usado para exprimir a conclusão de um pensamento dentro de uma oração. Exemplo: “Estudei bastante, portanto acho que vou conseguir boas notas”.
Como usar a vírgula em uma frase
Usos da vírgulaPara separar elementos que podem ser listados.Para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula.Para separar explicações que estão no meio da frase.Para separar orações independentes.
Quando usar portanto separado
Portanto: sinônimo de por isso
É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação. Deverá ser usada com vírgulas.
O que usar depois de portanto
Querendo sinalizar pausa depois de portanto, é preciso aumentar a pausa anterior, ou seja, usar ponto e vírgula ou ponto-final: O aluno é inteligente, disciplinado e estudioso; portanto, conseguiu aprovação no último vestibular. / O aluno é inteligente, disciplinado e estudioso.
O que pode usar no lugar de portanto
1. Logo; por consequência ; por isso; em vista disso. 2.
Como usar a vírgula exemplos
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.
Tem vírgula antes de por exemplo
– A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso…): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.” 9ª.
Tem vírgula antes de como por exemplo
«Há várias espécies de plantas, como, por exemplo, bananeira, jaqueira, laranjeira, etc.» «Há várias espécies de plantas, como, por exemplo: bananeira, jaqueira, laranjeira, etc.» No entanto, tal como a frase se encontra, é facultativa a vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos.
Tem vírgula antes de por favor
O “por favor” pode ser usado no começo, no meio ou no fim da frase, sempre sendo separado do restante da oração pelo uso de vírgulas. Obséquio é um dos sinônimos mais utilizados de por favor, mas costuma ser empregado em comunicações mais formais.
Como usar o portanto
O que é Portanto:
Neste caso, “portanto” é classificado como uma conjunção conclusiva, usado para exprimir a conclusão de um pensamento dentro de uma oração. Exemplo: “Estudei bastante, portanto acho que vou conseguir boas notas”.
Como escrever portanto corretamente
Portanto é uma conjunção coordenativa conclusiva com significado de por conseguinte e por isso. É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação. Deverá ser usada com vírgulas.
Como antes ou depois da vírgula
Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.
Tem vírgula depois da palavra hoje
Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador. Hoje todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.
Tem vírgula depois de Como
No entanto, tal como a frase se encontra, é facultativa a vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos. Quanto à sequência introduzida por como, esta conjunção introduz a enumeração de várias espécies (que constituem sucessões) entre as quais se deve empregar a vírgula (cf.
Tem vírgula depois de ontem
A vírgula pode ser omitida, principalmente em frases curtas e com adjuntos pequenos: “Ontem, os representantes visitaram o sindicato.” Ou “Ontem os representantes visitaram o sindicato.” Observações: a) – O APOSTO EXPLICATIVO também deve ficar entre vírgulas: “O coordenador do projeto, Dr.
Tem vírgula antes de Infelizmente
Não há obrigatoriedade de colocá-los entre vírgulas; mesmo no início, ou no fim da frase. Entretanto, você pode usá-los entre vírgulas se quiser realçar, dar ênfase ao que ele expressa: Infelizmente o juiz viu o pênalti.
Tem vírgula depois do por gentileza
Na escrita, as expressões por favor, por gentileza, por obséquio são seguidas ou precedidas de vírgula e, se queremos enfatizar a expressão polida, ficam entre vírgulas: “Por favor, venha aqui”, “Entre, por gentileza” e “Peço-lhe, por obséquio, não comentar nada disso”.