O que o inquilino não paga?

O que o inquilino não paga?

O que não pode ser cobrado do inquilino

1- O inquilino está isento de pagar custos extras de condomínioGastos de água, luz, energia e gás;Limpeza e conservação das áreas comuns;Salários e encargos trabalhistas dos funcionários do condomínio;Manutenção de equipamentos;Reposição do fundo de reserva que é direcionado para os gastos ordinários condominiais.

O que é responsabilidade do inquilino pagar

Quais despesas são responsabilidade do inquilino Além de ter que pagar as contas dos serviços de telefonia, energia, etc e o valor estipulado em contrato pela locação – e taxa de condomínio, geralmente -, o inquilino também tem a responsabilidade de pagar pelas despesas ordinárias do condomínio (quando é o caso).

Quando o proprietário paga multa ao inquilino

Ela é devida em eventuais casos de rescisão antecipada por qualquer parte. Dessa forma, costuma ser definida no valor equivalente a três meses de aluguel.

Quando sair do aluguel tem que pagar

Se o inquilino sair do imóvel durante a vigência do contrato, ele deve pagar uma multa, cujo valor pode variar entre um a três aluguéis. Além disso, caso não queira renovar o contrato de aluguel, o locatário deve informar isso ao proprietário ou à imobiliária 30 dias antes do término do contrato.

O que o locador não pode exigir

Pela lei, o locador não tem o direito de exigir a retomada do imóvel antes do fim do contrato. A não ser que o locador tenha cometido alguma infração contratual, como atraso no pagamento de aluguéis ou realização de alguma reforma não autorizada. Nesses casos, o locador pode entrar com uma ação de despejo justificada.

O que o proprietário pode exigir do inquilino

Imobiliária e locador só podem exigir uma única modalidade de garantia. Estas podem ser o imóvel próprio e quitado de um fiador, o seguro-fiança (feito em seguradoras), o depósito em dinheiro (caução) ou fundo de investimento.

Em quais casos o inquilino pode processar o proprietário

Quando o inquilino pode processar o proprietárioInquilino pode processar proprietário por invasão do imóvel.Inquilino pode processar locador que descumprir prazo acordado no contrato de aluguel.Inquilino pode processar proprietário por cobrança abusiva de dívida.

Quando o inquilino pode processar o proprietário

Inquilino pode processar proprietário por cobrança abusiva de dívida. É direito do dono do imóvel receber o pagamento do aluguel em dia e cobrar multas — ou até mesmo dar entrada a uma ação de despejo — diante da inadimplência do inquilino.

Quantos dias o inquilino tem de tolerância para pagar o aluguel

Conforme a lei do inquilinato, o locatário que não realizar o pagamento em até 15 dias pode ser convocado a sair do local.

O que o locador não pode fazer

Não poderá o locador entrar no imóvel e retirar os itens do inquilino, trocando a fechadura. Se fizer isso poderá, e com direito, sofrer um processo. O despejo pode ser feito por meio de liminar caso a locação não tenha uma garantia, o qual ocorre em até 15 dias, ou por meio da Ação de Despejo.

Quantos dias o inquilino pode atrasar o pagamento do aluguel

Conforme a lei do inquilinato, o locatário que não realizar o pagamento em até 15 dias pode ser convocado a sair do local.