Como faço para tirar um inquilino que não paga aluguel?

Como faço para tirar um inquilino que não paga aluguel?

O que fazer quando inquilino não paga aluguel e não quer sair

Em primeiro lugar, você não poderá tirar o locatário (inquilino) que está inadimplente à força, deverá notificá-lo previamente dos débitos anteriores e solicitar que o mesmo deixe o imóvel, caso ele não faça, a medida correta a ser adotada é ajuizar ação de despejo e a respectiva cobrança dos alugueis atrasados.

Como fazer para o inquilino sair

Para solicitar que o inquilino desocupe o imóvel, o proprietário deve fazer um pedido de desocupação de imóvel locado. Esse aviso pode ser enviado por meios eletrônicos, como o e-mail, desde que essa forma de comunicação já tenha sido estabelecida anteriormente entre as partes.

Quais os direitos do inquilino que não paga aluguel

Se o inquilino não pagar as taxas condominiais em dia, o proprietário tem o direito de pedir pelo despejo do indivíduo. Segundo a Lei do Inquilinato, o locatário que faltar com o pagamento do aluguel pode ser convocado a desocupar o imóvel até 15 dias.

Quanto tempo de atraso no aluguel pode pedir o imóvel

O pedido de despejo deve acontecer em até 60 dias depois do atraso de pagamento, porém, o dono do imóvel pode entrar com a ação no dia posterior da falta de pagamento.

Quanto tempo demora para tirar o inquilino inadimplente

Normalmente, uma ação de despejo por falta de pagamento leva de seis a 12 meses para sair, segundo especialistas.

Quem paga o processo de despejo

Locatário, mas caso seja administrado por uma imobiliária, as custas inicial são pelo locador, ficando os honorários por conta de quem perder a causa, Existem situações que o proprio locador paga os honorarios para se livrar do inquilino.

Qual o valor de uma ação de despejo

O valor de uma ação de despejo pode variar de acordo com alguns fatores como a forma contratual, valor do aluguel, dívida e o tempo de locação. Entenda! Uma ação de despejo pode custar entre R$ 5.000,00 e R$ 40.000,00, levando em consideração os fatores e formato contratual.

O que acontece se o inquilino não sair do imóvel

Caso o inquilino não saia do imóvel, ou seja, se não for possível nenhum acordo de desocupação voluntária, o proprietário poderá entrar com um pedido judicial denominado “ação de despejo” e a desocupação do imóvel será decida por um Juiz.

Quantas vezes o inquilino pode atrasar o aluguel

Você pode atrasar o aluguel quanto tempo quiser mas a partir do primeiro dia haverá multa e juros que não são baratos, depois de 10 dias é enviado para o juridico parceiro da imobiliária que negociará com você o pagamento á vista e/ou desocupação do imóvel.

Quantos aluguel posso atrasar

Após 30 dias pela via judicial ocorrerá a ação de despejo e cobrança além da divida ser cobrada em cartório de protesto. Nos casos de locação online onde se usa a Arbitragem em vez de justiça, o despejo pdoe ocorrer em no máximo 90 dias, os custos são altos e quem paga tudo é você devedor.

Quem paga os custos de uma ação de despejo

Ou seja, pela mesma ação, o proprietário, pode pedir o despejo do inquilino e o pagamento de todos os valores atrasados pelo inquilino. Além dos aluguéis devidos, multas, correção monetária, juros, deve ser acrescentado a esses valores as custas judiciais, que deverão ser pagas pelo devedor.

Em quais casos o inquilino pode processar o proprietário

Quando o inquilino pode processar o proprietárioInquilino pode processar proprietário por invasão do imóvel.Inquilino pode processar locador que descumprir prazo acordado no contrato de aluguel.Inquilino pode processar proprietário por cobrança abusiva de dívida.

Quem não pode ser despejado

Quando o inquilino não pode ser despejado No caso de vícios normativos na ação de despejo, o inquilino não pode ser despejado. Por exemplo, se o locador não apresentar motivo para despejar o locatário, ou se houver purga da mora, que é o pagamento da dívida no prazo.

Como colocar um inquilino na Justiça

Para ajuizar uma ação judicial contra o inquilino, o ideal é que o locador tenha em mãos o contrato de locação, devidamente assinado, o controle dos aluguéis em atraso, os comprovantes dos encargos em atraso (água, luz, IPTU, etc), registro de conversas, matrícula do imóvel, e documentos pessoais.

O que devo fazer quando o inquilino não cumpre o contrato

E o Código Civil estabelece três possibilidades para a parte que firmou um contrato bilateral, quando o outro contratante não cumpre suas obrigações: revisar o contrato, com base no artigo 317 do Código, ou requerer a sua rescisão, com pedido de perdas e danos.

Como funciona o despejo forçado

Em não havendo recurso, o locatário é notificado para desocupar em quinze dias o imóvel e, se assim não proceder, ocorrerá o despejo coercitivo, que pode inclusive contar com o uso de força policial.

Quanto tempo demora um processo de despejo

Normalmente, uma ação de despejo por falta de pagamento leva de seis a 12 meses para sair, segundo especialistas.

Como colocar o inquilino na Justiça

Para ajuizar uma ação judicial contra o inquilino, o ideal é que o locador tenha em mãos o contrato de locação, devidamente assinado, o controle dos aluguéis em atraso, os comprovantes dos encargos em atraso (água, luz, IPTU, etc), registro de conversas, matrícula do imóvel, e documentos pessoais.